ÁGUA DE A A Z

A
Afluentes: rios e cursos de água menores que desaguam nos principais rios e não diretamente em mar, oceano e lago. Serve para drenar determinada bacia hidrográfica.

B
Bacia hidrográfica: região caracterizada pela captação da água da chuva que vão em direção a rede hidrográfica formada pelos cursos de água.
Biodegradável: transformação química através de microrganismos, que pode ser aeróbica ou anaeróbica. Para ser considerado, o produto precisa seguir normas internacionais, como caracterização química do material, biodegração, desintegração e ecotoxidade.

C
Ciclo fechado: são as etapas da cadeia, desde a geração de resíduo, processo de reciclagem e criação de novos produtos a partir da matéria-prima tratada.
Compensação ambiental: indenização pela degradação visada em contrabalancear os impactos ambientais previstos ou ocorridos na implantação de algum empreendimento.
Conscientização: senso crítico em relação ao prejuízo do meio ambiente em relação a exploração sem cuidados com os seres humanos.
Corpo hídrico: recurso que visa assegurar a qualidade da água compatível com as demandas.

E
Efluentes: resíduos das indústrias, esgotos e redes fluviais lançados no meio ambiente, seja em forma líquida ou gases.
Estação de Tratamento de Afluentes: trabalham a água vinda dos afluentes com processos que eliminam as impurezas e resíduos transformando em água tratada.
Esgoto: escoar e tratar os dejetos, seja domésticos, industriais e pluviais.
Estresse hídrico: situação em que a procura por água por habitante é maior do que a capacidade de oferta.
Eutrofização: crescimento excessivo de plantas aquáticas, muitas vezes, com maior concentração de nutrientes como fósforo e nitrogênio.
Evaporação: fenômeno em que átomos ou moléculas em estado líquido ganham energia para passar para o estado gasoso.

F
Fertilizantes e defensivos agrícolas: são agroquímicos usados, muitas vezes, sem consciência ambiental resultando em poluição.
Floração: designação dada ao período do ano em que as flores desabrocham.

Floração (Foto: Unsplash)

Fotossíntese: processo realizado pelas plantas para a produção de energia necessária para se manterem vivas.

Fotossíntese (Foto: Unsplash)

Fosfato: presente em produtos de limpeza e na agricultura é um dos vilões do meio ambiente. A grande quantidade lançada provoca multiplicações de algas, impedindo a passagem da luz para as plantas que ficam no fundo da água para fazer a fotossíntese.
Fósforo: é dividido em três variedades (branco, vermelho e negro) e suas aplicações são as seguintes: palitos de fósforo, composição de ligas metálicas, fertilizantes, composições de cremes dentais, prevenir corrosão e em artigos de pirotecnias.
Fossa Séptica Biodigestora: solução tecnológica que trata o esgoto do vaso sanitário e produz um efluente que pode ser utilizado como fertilizante.

I
Índigo: corante natural utilizado no jeans, para obter a tonalidade azul, usado pela primeira vez por Levi Strauss, em 1890.
Implementação e Operação do Sistema de Gestão Ambiental: disponibiliza recursos para melhorar a qualidade ambiental, as exigências de capacitação e os mecanismos de apoio.
Irrigação: técnica utilizada na agricultura com o objetivo de fornecer água para as plantas em quantidades suficientes e, no momento certeiro, para a sobrevivência da plantação.

J
Jeans: fabricado pela primeira vez em 1873

Lavagem industrial: a lavanderia é considera de alta performance e atende hotéis, restaurantes, condomínios residenciais, entre outros.
Lavagem doméstica: estão inseridas pessoas que preferem lavar suas roupas em lavanderias por comodidade ou necessidade.

M
Matéria orgânica: junção de compostos químicos que formam moléculas orgânicas encontradas em ambientes naturais, composta por restos de animais e vegetais.
Metodologia: estudo que analisa os caminhos para se chegar a um determinado fim e conta com quatro características: avaliação, capacidade, limitações e crítica.
Metro cúbico (m³): unidade de medida de volume que equivale a mil litros.

O
ODS: a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou uma agenda com 17 objetivos para transformar o mundo. o plano de ação conta com: erradicação da pobreza; fome zero e agricultura sustentável; saúde e bem-estar; igualdade de gênero; água potável e saneamento; energia limpa e acessível; trabalho decente e crescimento econômico; indústria, inovação e infraestrutura; redução das desigualdades; cidades e comunidades sustentáveis; consumo e produção responsáveis; ação conta o mudança global do clima; vida na água; vida terrestre; paz, justiça e instituições eficazes; e parcerias e meios de implementação.
Ozônio: é uma molécula composta por três átomos de oxigênio que se concentram entre 20 e 35 km de altitude, denominada Camada de Ozônio. É o único gás que filtra a radiação ultravioleta do tipo UV-B.

P
Permanganato de sódio: composto químico inorgânico de fórmula NaMnO4 e forte agente oxidante.
Pegada hídrica: dividida em três tipos, a organização Water Footprint analisou o rastro da água que consumimos – seja de forma direta, como abrir torneira, ou indiretamente, como produtos alimentícios, roupas, etc. A azul mede o volume das águas dos lençóis freáticos, lagos e rios, já a água das chuvas ganharam o selo verde da ONG. A pegada hídrica cinza mede o volume necessário para a diluição de algum poluente.
Poluição: alteração que provoca mudanças nos elementos que formam o meio ambiente, como a introdução de substâncias artificiais estranhas ao ecossistema.

Poluição (Foto: Unsplash)

R
Reuso: processo de usar novamente um produto. O de água, por exemplo, pode haver ou não um tratamento, dependendo da finalidade.
Redução: um dos três Rs da sustentabilidade, ao lado de reutilizar e reciclar, visa educar o consumo consciente em prol do meio ambiente.

S
Saneamento básico: atividade de coleta e tratamento de esgoto, limpeza urbana, controle de pragas e manejo de resíduos.
Sistema de gotejamento: distribuição lentamente da água através de canos e mangueiras.
Sulfato: encontrado em produtos de beleza, é o responsável por retirar oleosidade, permitir a penetração da água no corpo humano, além de produzir espuma, e chegam aos rios e praias através do esgoto, formando uma cama de espuma branca na superfície da água.

T
Transposição: serve para sanar a deficiência hídrica de algumas região através da transferência de água de grandes rios para abastecimento de menores.
Tensoativo: substâncias que influenciam ou diminuem a superfície de contato entre dois líquidos. São separados em três: catiônicos, aniônicos e anfóteros.
Tecelagem: atividade de tecer, através do entrelaçamento de fios de trama com fios de tela formando tecidos.

V
Veiculação hídrica: doenças a partir de água contaminada.

USE A SUA VOZ PARA PROVOCAR MUDANÇAS NA MODA!

Preencha o formulário e descubra como você pode ajudar a MODA a reduzir seu consumo de água!
Faça parte dessa causa!