Água limpa em tempos de pandemia

Saiba o que significa ESG
30 de julho de 2020
Nova espécie mantem o fluxo das águas
13 de agosto de 2020
Mostrar todos

Água limpa em tempos de pandemia

Nunca lavamos tanto as mãos como nos últimos 5 meses. E mais do que isso, nunca se prestou tanta atenção à forma de praticar esse habito tão corriqueiro: centenas de vídeos e tutoriais ensinando crianças e adultos a maneira correta de passar sabão, por quantos segundos, quais os movimentos mais eficientes para espalhar a espuma, e por ai vai… Médicos, professores, cientistas, todos empenhados em nos ensinar o “novo” trivial: lavar as mãos.

A dupla água e sabão protagoniza a prevenção do Covid-19.  Tudo certo já que a água é um bem natural, abundante, acessível e democrático, não é mesmo? Infelizmente não e hoje são mais de 35 milhões de brasileiros sem acesso a saneamento básico. Segundo a Unicef, temos no país 14 milhões de crianças e adolescentes vivendo ao lado de valas abertas e rios sujos.  O problema atinge inclusive algumas capitais, como por exemplo Belém, no Pará, onde somente 8% da população tem rede de esgoto, e inclusive alguns hospitais tem seus dejetos contaminados não tratados indo a céu aberto diretamente para o curso das águas.

 

Nesse cenário, não é produtivo tampouco realista, falarmos em máscaras e álcool em gel- itens importantíssimos, sem antes discutir o essencial: água limpa, tratada e saneamento básico.

Essa é exatamente a nossa missão, aqui na A Moda Pela Água, promover questionamento e colaborar com as boas práticas no uso responsável do recurso hídrico nas empresas do setor. A boa notícia é que muitas delas, representadas pelas Guardiãs da Água na Moda, possuem sistemas de tratamento de água sofisticados, as Estações de Tratamento de Afluentes e Efluentes. Essas tecnologias possibilitam às empresas devolverem a água de forma adequada ao meio ambiente. Ponto para a moda, o que resta saber é como podemos colaborar fora do âmbito das organizações e ajudar essas 35 milhões de pessoas sem acesso a água limpa. Esse é nosso desafio para esse ciclo 2 da AMPA.

 

A pandemia acelerou o botão das urgências sociais e ambientais e quando falamos de água falamos de saúde e sobrevivência, a minha, a sua, a do mercado de moda e a do planeta.

Vamos juntos!

Mariana Sister Whately

Os comentários estão encerrados.

USE A SUA VOZ PARA PROVOCAR MUDANÇAS NA MODA!

Preencha o formulário e descubra como você pode ajudar a MODA a reduzir seu consumo de água!
Faça parte dessa causa!