Descarte incorreto de EPIs aumenta riscos de contaminação e poluição oceânica

Vicunha reúne Damyller e Jeanologia em debate sobre tendências de moda inteligente 
29 de junho de 2020
Saiba o que significa ESG
30 de julho de 2020
Mostrar todos

Descarte incorreto de EPIs aumenta riscos de contaminação e poluição oceânica

Essenciais para impedir a disseminação da covid-19, os EPIs (equipamentos de proteção individual) têm se tornado um problema ambiental devido ao descarte irregular. Na China, França, Espanha e em outros países que já deram início ao processo de desconfinamento, pilhas de máscaras e luvas de látex estão sendo encontradas nas ruas e praias.

Com a população de volta às ruas, aumentou-se a procura por EPIs. Embora sejam essenciais na prevenção da doença, o descarte incorreto tem aumentado os riscos de contaminação e a poluição oceânica. As máscaras e luvas jogadas nas ruas são levadas pelas chuvas e acabam nos mares, somando-se às sacolas plásticas e inúmeros resíduos encontrados nos oceanos.

Ambientalistas alertam para os impactos à vida marinha, que já sofre com as toneladas de plástico descartadas nos mares anualmente. Mergulhadores da Espanha já identificaram equipamentos de proteção individual ao lado de peixes, que podem confundir os objetos com alimentos.

Gary Stokes, fundador do grupo de conservação marinha Oceans Asia, disse ter encontrado, em março, 70 máscaras em um trecho de apenas 100 metros na orla de uma praia chinesa.

Na França, mergulhadores da Operação Mar Limpo também encontraram equipamentos desse tipo nos oceanos. Para combater a poluição, o Ministério do Meio Ambiente francês aumentou de 68 para 135 euros a punição para o descarte irregular de EPIs, podendo chegar até 750 euros dependendo da gravidade.

Descarte correto

Segundo a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), a forma mais segura e correta de descartar máscaras, luvas e outros equipamentos de proteção individual é colocar os materiais dentro de dois sacos plásticos (um dentro do outro), amarrá-los e descartá-los no lixo comum.

reprodução site AMDA

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

USE A SUA VOZ PARA PROVOCAR MUDANÇAS NA MODA!

Preencha o formulário e descubra como você pode ajudar a MODA a reduzir seu consumo de água!
Faça parte dessa causa!