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MARISA, uma rede conectada ás transformações da sociedade

A Moda Pela Água é um espaço onde empresas, consumidores finais, terceiro setor e governo se encontram para buscar soluções juntos. Acompanhe abaixo a entrevista concedida pela Carla Bello, responsável pelo departamento de Conformidade de Fornecedores de Marisa, uma das Guardiãs da Água na MODA.

AMPA: Como você enxerga a moda hoje?

CB: A moda é uma oportunidade para as pessoas expressarem seu estado de espírito, suas cores e suas vozes. Nas sociedades democráticas contemporâneas, a pluralidade de estilos deve ser cada vez mais respeitada e estimulada, o que faz a moda ganhar importância e ser uma maneira rica de observar a sociedade

 

AMPA: Você acredita que a MODA pode ser um agente de mudanças?

Sim. A gente se expressa pela moda e toda forma de expressão deve estimular o diálogo, o que, consequentemente, leva a mudanças sociais.

Mas não podemos esquecer que o setor de moda está relacionado a questões que vão além do jeito de se vestir. Por sua relevância econômica mundial, ele permeia discussões importantes sobre sustentabilidade, responsabilidade ambiental e social.

 

AMPA:Como você vê a MARISA nessa transição?

A Marisa é uma rede conectada às transformações da sociedade. Participar de uma iniciativa como A Moda pela Água revela a nossa preocupação de incorporar ações que levem em consideração princípios éticos e de responsabilidade ambiental. Fazer parte da Abvtex, além de ter um processo de auditorias próprias recorentes, também mostra nosso compromisso com uma cadeia produtiva justa. Fizemos mais de 2000 mil auditorias em 2018, por exemplo.

 

AMPA:Como você vê as discussões sobre e o uso responsável dos recursos naturais na indústria da MODA?

É cada vez mais necessário discutirmos maneiras de aumentar a sustentabilidade e minimizar danos e os impactos ao meio ambiente. O desafio é realizar esforços em conjunto com toda a cadeia produtiva e os consumidores para diminuir impactos. Todos devem estar juntos nesse propósito.

 

AMPA:Por que acredita que ÁGUA seja um tema importante?

A água é um recurso natural indispensável para a humanidade, e, se o desperdício continuar, podemos sofrer com a escassez desse bem. É preciso que todos se conscientizem sobre como fazer o uso e preservação desse recurso essencial para a sobrevivência do planeta. Precisamos ter isso em mente e trabalhar para que possamos diminuir esse impacto. Estamos dando um passo importante com o projeto.

 

AMPA:O que espera do projeto Pegada Hídrica e da “A Moda pela Água”?

Queremos promover a conscientização das nossas consumidoras e impactar diretamente na redução do consumo de água. Além disso, é uma forma de incentivar outras marcas a apoiarem a causa para engajar cada vez mais pessoas. Em São Paulo, onde fica nosso escritório, a crise hídrica mostrou que é necessário ser mais responsável, senão no futuro pagaremos muito caro pelo mau uso dos recursos. Esse projeto ajudará na conscientização da sociedade.

 

AMPA:Você acredita que a moda pode ajudar na conscientização sobre o uso consciente da água?

Sem dúvida. Nossa forma de se vestir e consumir foi mudando com o passar dos anos. Hoje a moda é elemento indispensável de diversas culturas e atinge milhões de pessoas. É possível colocar no dia-a-dia pequenos hábitos que ajudam no consumo consciente de água e muito deles envolvem as roupas que vestimos e como cuidamos delas, por exemplo.

 

AMPA:No seu entendimento qual o papel dos magazines nesse contexto? E do consumidor final?

A redução de impactos é uma causa conjunta, que deve ser começar pelas indústrias e passar por toda cadeia até chegar ao consumidor. Poder contar para as consumidoras como esse processo pode ser melhor é uma oportunidade de não só reduzir impactos, mas de transformar a perspectiva que temos. É a mudança que queremos ver em todos os setores. No varejo de moda, temos o prazer de ser o primeiro Guardião da Água.

Clique aqui e conheça as marcas Guardiãs da Água na MODA.

 

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