Aconteceu na ABIT, no dia 13 de novembro de 2019, o 6º Encontro das Guardiãs da Água na Moda. Como já é costume, compareceram representantes das empresas Guardiãs. (lista de presença no final dessa ata.)
Esse encontro foi caracterizado como uma “reunião de trabalho” onde foi feito um balanço das atividades realizadas pelo AMPA; vivenciou-se uma dinâmica de alinhamento de conceitos sobre a sustentabilidade e, no final, realizou-se uma discussão sobre os próximos passos do movimento.
Abaixo alguns highlights desses três momentos:
Chiara abriu a reunião abordando aspectos do movimento e as perspectivas para o CICLO II do mesmo:
“Aprofundar um tema tão estrutural quanto a sustentabilidade é uma tarefa desafiadora. Preparamos o solo, plantamos a semente e, na possível realização de um ciclo II, teremos a oportunidade de realizar a colheita desses esforços.”
“Reafirmo que o AMPA é um polo, um coletivo, voltado para a potência corporativa, na esfera dos negócios da indústria da moda. Não é uma conversa de terceiro setor, é uma mesa de troca de informações e, se possível, de inovações e tecnologia.”
“Estamos aqui na busca de alinhavar o menor impacto ambiental com a necessidade de lucro.”
“Desde o início o AMPA fala de conexões. A água foi um “elemento de entrada” para conectar toda uma cadeia de valor. A água costurou a narrativa, uma vez que a crise hídrica virou uma oportunidade para a conscientização. E a Vicunha abriu as portas com o Pegada Hídrica para dar início à conversa da gestão responsável do recurso hídrico.”
“5190 é um numero vivo, orgânico, precisa ser reduzido.”
“Para o Ciclo II, o AMPA pretende atuar na objetivação de alguns compromissos, tais como:
“Uma olhada pelo retrovisor para verificar as ativações que já contaram com a participação do AMPA:
OUTROS ASSUNTOS:
7. O grupo discutiu a possibilidade de promover uma ação para que todos os colaboradores das empresas Guardiãs se tornem Guardiões, cadastrando-se no site e acompanhando o movimento.
8. O Pedro da FARM trouxe para a discussão algumas inquietações. Ele sente falta de debates mais profundos nos encontros e atividades do grupo de Guardiãs de modo geral– além de discussões sobre pautas ambientais, como por exemplo, o acidente de vazamento de óleo na cosa norte/nordeste brasileira. Ele elogiou a dinâmica dos cartões que o grupo vivenciou naquele dia e disse que deveríamos ter mais atividades como essa.
9. Outros integrantes do grupo concordam com o Pedro, solicitam maior aprofundamento e participação de todos os envolvidos.
10. Uma sugestão que saiu desse debate foi a de enviar as pautas dos encontros com antecedência, para que cada um possa se preparar para as discussões, além de propor assuntos e temas.
Abaixo as palavras que se destacaram na dinâmica dos papéis.
CONSUMO: Sistemático, parceria boa para os dois lados, educação, consciência, responsável, inconsciente, todos juntos, compromisso, expressão
FUTURO: Mudança, inevitável, fazer juntos, coletivo, adaptação, mudando para pior, amigável, aquecimento
CLIMA: Cooperação, cuidado, investimento, incerto, porém podendo ser modificado hoje, mudança, mais igualitário
MODA: Expressão, resíduos, representa você, comportamento, estilo, consumo, identidade
SUSTENTABILIDADE: Gestão, consumo, dever, responsabilidade, compromisso, meio ambiente, geração de valor, consciência
NEGÓCIOS: Sobreviver, responsável, lucrativo e responsável, consciência, inovação, vital, propósito
PILAR QUE A EMPRESA MAIS SE IDENTIFICA: Essa questão foi colocada verbalmente, após a leitura de todas as palavras. Os pilares mais citados foram sustentabilidade, futuro e negócios.
LISTA DE PRESENÇA
Luiza Lorenzetti – Abit/ Pedro Horta – Grupo Soma Farm/ Carla Bello – Marisa/ Fernanda Webster – Damyller/ Mariana R. Emmerich – Grupo Lunelli/ Manami K. Torres – Abrapa/Sou de Algodão/ Silmara Salvati Ferraresi – Abrapa/Sou de Algodão/ Marcel Imaizumi – Vicunha/ Mariana Mardeiro – Vicunha/ Chiara Gadaleta – Ecoera/ Renata Namo – Ecoera/ Mariana Sister Whately – Ecoera