A próxima tendência da moda? Roupas not washing!

Estilista-artista faz mistura inédita entre moda, arte, tecnologia e sustentabilidade.
23 de outubro de 2019
Quer inovar? Pergunte para a natureza
24 de outubro de 2019
Mostrar todos

A próxima tendência da moda? Roupas not washing!

Já imaginou usar a mesma camiseta todos os dias por duas semanas sem lavar? É o que promete a startup americana Unbound Merino, fundada em 2016, que cria roupas de lã para viagem que podem ficar semanas sem serem lavadas.

A Unbound faz parte de uma onda de empresas que estão desenvolvendo peças de roupa que exigem menos lavagem.

A marca ecológica Pangaia, lançada no final do ano passado, já conta com a admiração de celebridades, como Pharrell e Justin Bibier. Ela oferece camisetas de fibra de algas marinhas –  por US $ 85 – que são tratadas com óleo de hortelã-pimenta para manter a peça fresca por mais tempo entre as lavagens.

A brand estima que isso economizará cerca de 3.000 litros de água ao longo da vida, em comparação com uma camiseta de algodão comum.

Outro exemplo é a marca de moda masculina, Wool&Prince, que cria desde camisas Oxford por US $ 128 a cuecas boxer por US $ 42 em lã, todas projetadas para serem lavadas com pouca frequência.

Parece que está fazendo sucesso. No ano passado, a empresa lançou uma marca irmã de roupas femininas que faz vestidos para serem ser usados ​​por 100 dias seguidos sem lavar!

Essas marcas reúnem dois argumentos para ativar suas vendas: o primeiro é a conveniência para quem viaja muito e não tem como lavar e passar roupas. O segundo argumento é ambiental, claro. Lavar roupas demais não é bom para o planeta.

As máquinas de lavar são responsáveis ​​por 17% do uso de água em nossa casa, e um quarto da pegada de carbono de uma peça de roupa ao longo de sua vida útil vem da limpeza.

E, no entanto, empresas de máquinas de lavar estimam que apenas 60% das roupas lavadas estão realmente sujas o suficiente para serem jogadas no cesto.

Tem aqueles que responsabilizam as marcas de detergente pela nossa febre de lavagem de roupas. Segundo os mais críticos, as propagandas de sabão em pó e outros produtos similares, acentuam o fato de que para ser um bom pai, mãe ou esposa, você precisa deixar as roupas da casa e da família sempre cheirosas e macias. Nenhum desses fabricantes chega a esclarecer 100% qual a periodicidade necessária para manter a higiene (e não o business deles…) em dia, sem matar o planeta.

Por essas e outras, enquanto as brands acima não vendem suas roupas tecnológicas anti-odores e anti-amassos no Brasil, toda vez que você for fazer cesta com aquele jeans, camisa, t-shirt ou vestido, vale a pena se perguntar: Essa roupa está mesmo suja? E mais uma vez: Essa roupa precisa mesmo ser lavada hoje?

 

FONTE: Esse post foi inspirado em matéria publicada no site Fast Company

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

USE A SUA VOZ PARA PROVOCAR MUDANÇAS NA MODA!

Preencha o formulário e descubra como você pode ajudar a MODA a reduzir seu consumo de água!
Faça parte dessa causa!