Dicas de uso responsável da água em tempos de COVID-19

Saiba mais sobre a Covid-19
15 de abril de 2020
Lavando menos roupas em quarentena
18 de abril de 2020
Mostrar todos

Dicas de uso responsável da água em tempos de COVID-19

A Sabesp vem tomando medidas em benefício da população em geral na crise da COVID-19 como isenção de pagamento da tarifa social, ampliação dos canais digitais evitando assim as aglomerações; doação de caixas d’água para a comunidade carente de Paraisópolis; ampliação da água de reuso, aquela proveniente do tratamento dos esgotos mas adequada para outras finalidades – para ajudar na limpeza de espaços públicos e ruas dos entornos de hospitais e unidades de saúde; e instalação de água do hospital de campanha no centro de eventos Anhembi, na Capital, como medida de combate à COVID-19

No dia a dia a Sabesp dá dicas para a população no twitter.

  • Nessa quarentena, estamos passando muito tempo em casa e utilizando mais água para nossa higiene. Por isso, é fundamental ficar de olho nas torneiras para que elas estejam bem fechadas após o uso – sejam elas da cozinha, da lavanderia ou do banheiro.
  • Se você precisou – numa emergência – sair de casa, o recomendado é que ao retornar, você deixe os seus sapatos para fora de casa. Segundo o Ministério da Saúde, a prática é recomendável para evitar a disseminação do COVID-19
  • Evite jogar óleo de cozinha na pia, vaso sanitário ou ralo. O resíduo acumula-se nos canos e retém outros materiais. Além de entupimentos dentro da casa pode haver problemas nas redes de esgotos, com alto custo de manutenção. Guarde em recipiente plástico e recicle!
  • Na hora de lavar a louça, ao retirar pratos, copos e talheres da mesa, elimine o excesso de sujeira com a ajuda dos próprios talheres. Fazendo isso, você poupa trabalho, economiza água e ainda evita que restos de alimentos prejudiquem as tubulações de esgoto da sua casa
  • A dica número 1 é que você utilize um regador ao invés da mangueira! Pela manhã ou no fim de tarde, o calor é menor e por isso, não há tanta evaporação. Economize água e cuide das suas plantinhas da forma correta!
  • Para higienizar legumes, frutas e verduras, lave-os em água corrente e depois, com o auxílio de um recipiente, deixe-os de molho (em água e vinagre ou água sanitária) para melhor higienização e consumo de água!
  • Reutilize a água em tarefas domésticas! A água da lavagem e do enxágue utilizada nas máquinas de lavar roupas pode ser aplicada diretamente sobre pisos do quintal, calçada, lavanderia e garagem, por exemplo!
  • As recomendações atuais têm foco na higiene para combater o Coronavírus. No banho, feche o chuveiro quando estiver se ensaboando. Isso reduz o tempo com a torneira aberta e economiza cerca de 80 litros de água!

fonte www.sabesp.com.br

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

USE A SUA VOZ PARA PROVOCAR MUDANÇAS NA MODA!

Preencha o formulário e descubra como você pode ajudar a MODA a reduzir seu consumo de água!
Faça parte dessa causa!