Greta Thunberg, who is that girl?

“O tempo para conversar acabou. Chega um momento que você precisa agir.” Diz CEO da Gucci. “
25 de setembro de 2019
Setembro foi VERDE aqui no AMPA (e no mundo!)
26 de setembro de 2019
Mostrar todos

Greta Thunberg, who is that girl?

Uma coisa é ouvir dizer, acompanhar nas redes sociais e saber de orelhada quem é a garota do momento, Greta Thunberg. Outra coisa é dar uma olhada mais de perto na biografia da adolescente que está desafiando os líderes mais poderosos do mundo, e – o que é mais importante – provocando uma revolução de forma pacífica.

Nascida em Estocolmo, 3 de janeiro de 2003, Greta Emman Thunberg é filha da cantora de ópera, Sra. Melena Emman e do ator, Sr. Svante Thunberg, a pequena-grande ativista do clima vem balançando as estruturas do mundo todo, ao protestar contra o aquecimento global e consequente destruição ambiental a que as próximas gerações estão condenadas.

Tudo começou em agosto de 2018 quando Greta Thunberg passou a ausentar-se das aulas para protestar, próxima ao parlamento sueco, exigindo por mais ações para mitigar as mudanças climáticas por parte dos políticos do seu país.

Rapidamente, estudantes de outras localidades se organizaram para protestos semelhantes ao de Greta.

Como se não bastasse o comportamento original e corajoso da jovem garota, Greta tem ainda outros motivos para ser considerada um ser-humano super especial. Diagnosticada com síndrome de Asperger, TDAH e mutismo seletivo, Greta reconhece que enfrenta algumas dificuldades por causa desse diagnóstico. Mas, acima de tudo, Thunberg aposta na força das suas diferenças.

Dependendo das circunstâncias, ser diferente é um superpoder.

Nasce uma ativista

Em 20 de agosto de 2018, Greta, aluna do nono ano, decidiu não frequentar a escola até as eleições gerais de 2018 na Suécia, em 9 de setembro, depois de ondas de calor e incêndios na Suécia.  Seus pedidos foram que o governo da Suécia reduzisse as emissões de carbono, de acordo com o Acordo de Paris, e ela protestou sentando do lado de fora do Riksdag todos os dias, durante o horário escolar com o sinal de “Skolstrejk för klimatet” (de greve da escola pelo clima).

Após as eleições gerais, ela continuou a greve somente nas sextas-feiras, que ganhou atenção mundial. Protestos semelhantes foram organizados em outros países, como a Holanda, a Alemanha, a Finlândia e a Dinamarca. Na Austrália, milhares de estudantes foram inspirados por Thunberg a fazer greve na sexta-feira.

Recado ao poderosos

Vocês só falam de crescimento econômico verde porque estão com muito medo de ser impopular. Vocês só falam em seguir em frente com as mesmas ideias ruins que nos meteram nessa confusão, mesmo quando a única coisa sensata a fazer é puxar o freio de emergência. Vocês não são maduros o suficiente para dizer como a coisa deve ser feita. Até mesmo esse fardo vocês vão deixar para nós, seus filhos. — Greta Thunberg

Garota Prodígio

Veja os prêmios e indicações que Greta Thunberg recebeu nos últimos dois anos:

  • Greta Thunberg foi uma das vencedoras do artigo de debate do Svenska Dagbladet em uma competição sobre o clima para os jovens em maio de 2018.
  • Thunberg foi indicada para Prêmio do Clima da empresa de eletricidade Telge Energi, mas recusou porque os finalistas teriam de voar para Estocolmo
  • Em novembro de 2018, recebeu a bolsa Fryshuset de jovem modelo do ano
  • Em 21 de julho de 2019, recebeu o Prêmio da Liberdade da Normandia, em Caen, no norte da França, recebendo, além de um troféu, 25 mil euros para promover sua iniciativa.
  • Em março de 2019, Greta foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz. O resultado será divulgado em outubro de 2019

FONTE: Wikipedia

 

 

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

USE A SUA VOZ PARA PROVOCAR MUDANÇAS NA MODA!

Preencha o formulário e descubra como você pode ajudar a MODA a reduzir seu consumo de água!
Faça parte dessa causa!