MAIS AMOR, POR FAVOR!

“Perto de muita água tudo é feliz.” Guimarães Rosa, citado por Marussia Whately
19 de julho de 2019
Luxo e sustentabilidade, combinam?
23 de julho de 2019
Mostrar todos

MAIS AMOR, POR FAVOR!

Não é de hoje que a teoria da Comunicação Não-Violenta (CNV) vem ganhando terreno nas corporações mundo a fora e nas relações interpessoais. O estudo conta com livro em português – “Comunicação Não Violenta Técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais” de Marshal Rosenberg – e diversos propagadores do método podem ser buscados na Internet.

O Movimento A Moda Pela Água traz esse tema à tona na medida em que busca caminhos para enfrentar o desafio de comunicar a sustentabilidade na moda de uma maneira justa. Ou seja, por um lado, dar crédito para aqueles que estão empenhados na mudança de atitude e, por outro, acender a luz de alerta para aqueles que ainda estão dormindo no ponto. E o AMPA quer fazer isso tudo sem perder a ternura, jamais!

Foi assim que lembramos dos conceitos de Comunicação Não-Violenta, ou Comunicação Empática como é chamada por alguns. Vamos dar uma relembrada nos princípios dessa teoria:

“CNV foi criada através de pesquisas contínuas, desenvolvidas por Marshall Bertram Rosenberg e uma equipe internacional. O que predomina nessa teoria é a comunicação eficaz e com EMPATIA. Enfatiza também a determinação de VALORES COMUNS. No caso de servir de método para a construção de acordos, a CNV propõe as seguintes distinções:

  • Distinção entre observações e juízos de valor
  • Distinção entre sentimentos e opiniões
  • Distinção entre necessidades (ou valores universais) e estratégias
  • Distinção entre pedidos e exigências/ameaças

 Essas medidas tendem a evitar dinâmicas classificatórias, dominatórias e desresponsabilizantes, que rotulam, enquadram ou diminuam o papel dos interlocutores.” Trecho retirado da Wikipédia.

*Você poderá também assistir ao vídeo no final desse texto e ter uma verdadeira aula sobre Comunicação Não-Violenta.

Porém, para nós do movimento A Moda Pela Água, o que mais se destaca nessa mentalidade de comunicação é o fato de ela apostar na VULNERABILIDADE.

Já sabemos que, para atuar na causa pela água na moda, a comunicação é a ferramenta mais poderosa: através da PROPAGAÇÃO da INFORMAÇÃO vamos criar CONSCIENTIZAÇÃO e, consequentemente, conquistar TRANSFORMAÇÕES.

Por isso, a comunicação EMPÁTICA é a aposta da nossa plataforma. Somente através de diálogos sinceros, transparentes e que, muitas vezes, abordam VERDADES INCONVENIENTES e admite VULNERABILIDADES –  em todos os agentes da cadeia, inclusive e do consumidor – é que vamos encontrar saídas e SOLUÇÕES REVOLUCIONÁRIAS.

Praticar conversas pacíficas, sem heróis nem vilões absolutos, onde cada um assume seu papel e abraça a sua responsabilidade é o caminho que a Moda Pela Água e as Empresas Guardiãs do Movimento vêm trilhando.

O objetivo é defender a água do nosso planeta SEM abrir mão da magia, a força e a beleza que vêm junto de cada manifestação daquilo que amamos, chamado MODA.

Assista ao vídeo do YouTube sobre o tema:

https://www.youtube.com/watch?v=6pbpOV7_8RY

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

USE A SUA VOZ PARA PROVOCAR MUDANÇAS NA MODA!

Preencha o formulário e descubra como você pode ajudar a MODA a reduzir seu consumo de água!
Faça parte dessa causa!