O Pirá, peixe-símbolo da BHSF, reaparece na região do Baixo São Francisco

O Movimento Sou de Algodão
29 de abril de 2020
Mostrar todos

O Pirá, peixe-símbolo da BHSF, reaparece na região do Baixo São Francisco

O Pirá, peixe-símbolo da BHSF, reaparece na região do Baixo São Francisco após quase cinco décadas de sumiço

De nome científico Conorhynchos conirostris, o Pirá é uma espécie de peixe endêmica considerado símbolo da bacia hidrográfica do rio São Francisco. Por ser uma espécie que realiza a reprodução no período da piracema, o Pirá necessita realizar grandes migrações como estímulo natural à ovulação. Porém, devido aos barramentos ao longo do rio São Francisco, essas migrações não eram mais realizadas. Isso fez com que a espécie desaparecesse da região do Baixo São Francisco.

O peixe, incluído na lista das espécies em extinção, reapareceu no município de Pão de Açúcar (AL), no início deste mês, após quase 50 anos sumido.

Emerson Soares, engenheiro de pesca e professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), ressaltou a importância de se realizar um trabalho intenso de educação ambiental para evitar a captura de animais jovens. “O aumento e a manutenção do Pirá no Baixo São Francisco vai depender muito do tipo de pesca, seja por malhadeira ou outros apetrechos utilizados na atividade. O cuidado terá que ser redobrado para que não haja o extermíniodos indivíduos jovens, antes de se reproduzirem”, afirma.

 

Via Comitê de Bacias do Rio São Francisco

fonte Assessoria de Comunicação CBHSF

*Texto: Deisy Nascimento

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

USE A SUA VOZ PARA PROVOCAR MUDANÇAS NA MODA!

Preencha o formulário e descubra como você pode ajudar a MODA a reduzir seu consumo de água!
Faça parte dessa causa!