OFICINAS E TALKS DA CASA DE CRIADORES. VERDE É O NOVO ALERTA VERMELHO!

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OFICINAS E TALKS DA CASA DE CRIADORES. VERDE É O NOVO ALERTA VERMELHO!

A Casa de Criadores – ocorrido esse mês, entre os dias 3 e 8, no Praça das Artes em SP- é um evento que cresce a cada ano e cumpre um papel fundamental no mercado de moda: o lançamento de novos estilistas e talentos de modo geral do universo fashion brasileiro.

A pegada autoral, contracultural e provocativa do evento mantém-se inalterada desde a sua fundação em 1997. E essa é uma das grandes qualidades da Casa de Criadores: não abandonar jamais a coragem da vanguarda, rompendo padrões estéticos e questionando padrões éticos.

É sobre esse aspecto ético que o movimento A Moda Pela Água gostaria de dar destaque, ao relembrar a agenda de oficinas que ocorreu em paralelo com a grande passarela; e representa uma curadoria da fina flor de iniciativas brasileiras ligadas a sustentabilidade da moda.

Foram cinco tardes encantadoras, capitaneadas pela Sou de Algodão e pela Re-roupa, com o apoio imprescindível da Singer (que instalou 12 máquinas de costura em estações completas), onde a estamparia, o bordado, a costura e o estilismos foram postos em prática e onde uma série de questões como consumo consciente, redução, reciclagem e reutilização de roupas e acessórios foram debatidas na teoria, em formato de Talks. (Vale destacar o projeto @históriadadisputa que esteve presente nos 5 bate papos, através da participação da mediadora Caróu Oliveira.)

Representantes de boa parte dos setores da cadeia da moda estavam presentes, dialogando e costurando lado a lado e nós, do movimento A Moda Pela Água, também estávamos lá, participando e acompanhando de pertinho. Tanto as oficinas quanto os debates foram experiências extremamente ricos e inspiradores e representaram uma tomada de fôlego fundamental para continuar a levantar a bandeira da água e do propósito sustentável na moda.

A Casa de Criadores, mais uma vez, cumpre seu papel de farol e vem confirmar que a sustentabilidade não é mais uma tendência e sim a condição primordial – se não motor criativo – para todos os que atuam com a moda no mundo.

Do agricultor ao estilista, do fabricante ao consumidor, do terceiro setor às escolas públicas e privadas. Somos todos influenciadores e agentes responsáveis por uma indústria mais verde e inclusiva. Daqui para frente, não vamos mais vestir apenas roupa. Vamos vestir consciência ambiental e humanitária. Da cabeça aos pés, da mente ao coração.

 

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