“Os Comitês de Bacias são uma verdadeira revolução conceitual na gestão das políticas públicas no Brasil.”

Confiança na marca nunca esteve tão em alta
12 de dezembro de 2019
“Em tempos difíceis, a sorte favorece os grandes e os ousados.” McKinsey & Company
8 de janeiro de 2020
Mostrar todos

“Os Comitês de Bacias são uma verdadeira revolução conceitual na gestão das políticas públicas no Brasil.”

O assunto está na moda, mas isso não quer dizer que ele é temporário e será descartado junto com a próxima coleção de verão. Muito ao contrário. O uso racional da água, seja na indústria da moda ou em qualquer outra, é tema central da agenda global de proteção ao clima.

Por isso, aqueles que estão levando o assunto a sério e querem de fato tomar atitudes que alterem o rumo catastrófico da situação do meio ambiente, precisam acompanhar iniciativas importantes ligadas ao tema.

Uma dessas iniciativas, de grande alcance e relevância, vem da parte do Observatório da Governança das Águas (OGA Brasil). Trata-se de uma série de infográficos que tem como objetivo apresentar de forma didática e resumida o modelo de governança das águas dos estados do Brasil. O modelo baseado nos COMITÊS DE BACIAS.

Leia abaixo texto onde a própria OGA apresenta o projeto, recém-lançado:

Em homenagem a conquista da Política Nacional de Recursos Hídricos, iremos iniciar o lançamento da série de infográficos com dois infográficos que tratam da Política Nacional de Recursos Hídricos e todas as consequências dela sobre o modelo de Governança do SINGREH onde estão os entes deste sistema, como os órgãos gestores, as Secretarias de Estado e os Comitês de Bacias que são a base de nosso sistema, onde a sociedade brasileira pode participar ativamente e tomar decisões sobre a gestão das águas no comitê da bacia.

Os Comitês de Bacias são a verdadeira revolução na gestão de políticas públicas no Brasil e mesmo ainda com inúmeros desafios, eles são o espaço público legitimado por uma decisão de estado e não de governo, onde representantes do poder público, organizações da sociedade civil e usuários (setor privado) encontram-se em um espaço público, democrático e descentralizado para o aprendizado de ouvir o outro, cada um com seu interesse legítimo, mas onde se deve conquistar uma posição de consenso para garantir água em quantidade e qualidade para todos os usos.

Os infográficos estão divididos por regiões: Sul, Sudeste, Norte, Nordeste, Centro Oeste; e oferecem um panorama completo de como funciona a governança das águas, em cada estado dessas regiões. Não deixe de acessar os PDF disponíveis e conheça melhor a respeito da gestão hídrica da cidade em que você mora ou a sua indústria se localiza.

Quanto mais nos unirmos em torno desse assunto crucial, melhor será a colheita dos resultados.

FONTE: OBSERVATÓRIO DAS ÁGUAS

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

USE A SUA VOZ PARA PROVOCAR MUDANÇAS NA MODA!

Preencha o formulário e descubra como você pode ajudar a MODA a reduzir seu consumo de água!
Faça parte dessa causa!