PRIMEIRO ENCONTRO DAS GUARDIÃS DA ÁGUA NA MODA

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PRIMEIRO ENCONTRO DAS GUARDIÃS DA ÁGUA NA MODA

ATA ABERTA – 

Para nós, do movimento A MODA PELA ÁGUA, a transparência é o fio condutor de todas as ações que envolvem a sustentabilidade. Por isso, leia a seguir os highlights da ata do encontro ocorrido entre as marcas Guardiãs. Foi o primeiro de uma série de 11 encontros e ocorreu na ABIT no dia 05/06/2019 – Dia Mundial do Meio ambiente ‘-)

PARTICIPANTES:

ABRAPA: Marcio Portocarrero, Silmara Ferraresi e Catarina Guedes

DAMYLLER: Jordana Damiani

ECOERA: Chiara Gadaleta , Carolina Albiero, Renata Namo e Thalita Peres      

FARM:: Taciana Abreu, Pedro Horta  e Danielle Lucie

GRUPO LUNELLI: Edna Maria Felipe, Deizimara de Oliveira  e Elisangela Scaburi

MARISA: Carla Bello

VICUNHA:  Renata Guarniero  e Maria Estela Rodrigues

MEDIAÇÃO: CHIARA GADALETA

HIGHLIGHTS:

Chiara abriu a reunião fazendo preâmbulo sobre a alegria de estarmos reunidos e inaugurando esse ciclo de encontros no Dia Mundial do Meio Ambiente.

  • Chiara reforçou o princípio básico da “A MODA PELA ÁGUA” que é a COLABORATIVIDADE. Resumido na fórmula ME X WE.
  • Acredita no diálogo transparente e no desenrolar progressivo que a troca de informações, experiências e até mesmo tecnologias poderá levar.
  • Um REPORT B2C será divulgado com os resultados obtidos pela iniciativa como um todo, na ocasião do SUMMIT que ocorrerá próximo ao Dia Mundial da Água 2020
  • O ENDOMKT é ferramenta fundamental para divulgar a causa e que o movimento deve ser endêmico.
  • A importância da CRIATIVIDADE para todos os profissionais envolvidos no processo de desenvolvimento da moda, passa a ser um asset fundamental.
  • Dificuldade/desafio comum a todos: COMUNICAR PARA O CONSUMIDOR FINAL a prática do MKT DE PROPÓSITO X MKT mediático.
  • A CALÇA JEANS é uma excelente PORTA VOZ para a causa da moda pela água.
  • O próximo encontro ocorrerá em 17/07. Marisa convidou para que seja no escritório da marca.

RESUMO DO QUE FALOU CADA REPRESENTANTE:

ABRAPA – Marcio Portocarrero

  • 99% do algodão brasileiro está dentro do espectro da Associação
  • Produtores se organizaram em cadeia para fazer a transição para um mundo novo, mais consciente.
  • Brasil é líder mundial em algodão certificado
  • O objetivo que está sendo buscado é criar uma espécie de “Identidade do algodão” – rastreável no celular do consumidor (com dados sobre o plantio, consumo de água, mão de obra, etc.)

LUNELLI – Edna Felipe

  • O grupo Lunelli sempre foi apaixonado pela questão da sustentabilidade
  • Propõe que as marcas comuniquem juntas, em prol do movimento, em vez de ações isoladas.

FARM – Taciana Abreu

  • Destaca que que 85% do impacto ambiental da roupa está no usuário
  • Propõe que cada GUARDIÃ conte de maneira clara como está o ciclo de pegada hídrica dos seus produtos.
  • Levanta a necessidade de ter entregas práticas para PR e consumidor,.
  • Contou sobre a parceria com a AQUALUNG sugeriu de trazer o responsável para palestrar em próximo encontro.

FARM – Pedro Horta

  • Propõe o envolvimento da ANA – quais são as nossas bacias hidrográficas e um desenho de MAPA das bacias envolvidas nas áreas de produção do grupo

LOJAS MARISA – Carla Bello

  • Resolveu começar atuando em termos de ENDOMKT – incluindo a cadeia de fornecimento.
  • Acredita que conhecimento e informação é o que transforma

DAMYLLER – Jordana Damiani

  • Vê a situação atual como uma grande mudança de cultura que tem que ser feita por um setor mais unidos em processo lento, gota a gota.
  • Informa que produz 99% do que vende

VICUNHA –  Renata Guarniero

  • Acredita ser positivo comunicar como grupo e que o consumidor vai puxar a cadeia ao exigir produtos sustentáveis
  • Deu exemplo de uma ação simples que gerou grande resultado: pediu para o fornecedor não mandar as peças em sacos plásticos e sim em algodão.

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