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TIMING é TUDO!

Uau, que ano!

2019 foi um ano para lá de especial para todos aqueles que, de uma maneira ou de outra, lutam por uma sociedade mais justa com as pessoas e o planeta.

Muita coisa aconteceu desde que o movimento A Moda pela Água foi lançado em 7 de maio de 2019. O ano que ficará marcado pela explosão do Climate Change. *

*Dados de busca nos últimos 5 anos, tendo seu pico atingido no final de setembro e início de outubro de 2019 em Google Trands.

Notícias ruins vindas do mundo: catástrofes ambientais cada dia mais evidentes e cruéis. E, também, notícias boas vindas do mesmo mundo: reação em escala dos setores público e privado, ativismo cada dia mais presente – vindos das fontes mais surpreendentes – e o poder da internet de proliferar mensagens e alterar comportamentos, em segundos.

Um ano para ficar na história da sobrevivência do planeta Terra, sem dúvida. E 2020 será ainda mais potente pois dará continuidade aos projetos iniciados.

Será no ano 20 do século XXI que vamos separar o joio do trigo. Ou seja, as iniciativas que se provaram efetivas, daquelas que não passaram de greenwash.

Mais do que nunca é importante manter-se ativo, de olhos bem abertos e continuar questionando, criando, aprendendo e compartilhando.

Nesse contexto, o movimento A Moda Pela Água tem muito do que se orgulhar. Tivemos a sorte e a inteligência de estar na linha de frente de algumas inovações e ver convergir para os nossos ideais, iniciativas de grande porte, como o Fashion Pact – assinado na França, durante reunião do G7 em setembro de 2019, pelo presidente Macron e mais 32 das principais grifes internacionais de moda.

Gostamos de destacar esse fato pela coincidência ideológica que ele apresenta com o nosso movimento: Reunir toda a cadeia do setor da moda, a fim de lutar por uma causa comum; abrindo mão do sentido de concorrência para mergulhar, de uma vez por todas, na consciência da coopetition.

Uma profunda mudança de mindset que poderá de fato fazer a diferença na sobrevivência do planeta.

A Moda Pela Água acertou quanto ao formato e quanto ao timing.

Alguns acreditam que a palavra sustentabilidade está ficando gasta. São os que esquecem que, a exemplo da natureza, o conceito de sustentabilidade foi plantado, germinou, brotou, está verde e viçoso, atingindo um pico de visibilidade. Mas isso não significa, em nenhuma hipótese, que ele “secou”. Ao contrário: é do ápice da vida que o ciclo se reinicia, estação após estação.

Afinal, como diz Chiara Gadaleta, o caminho da sustentabilidade é sem volta, e daqui para frente ele será tão vital quanto o ar que se respira. Literalmente.

Bem-vindo 2020! Que você nos presenteie com ainda mais inquietação, coragem e grandes resultados em todos os tons de verde. Afinal, green is chic. Definitely!

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